CABRAL KA MURI – Atualidade do pensamento político de Amílcar Cabral

Apolinário Mendes de Carvalho

A comemoração do Centenário de Amílcar Lopes Cabral, fundador das Nacionalidades Guineense e Cabo-verdiana, Herói Nacional da Guiné-Bissau e de Cabo Verde, considerado o segundo líder mundial de sempre pela BBC e uma das maiores referências do pensamento político em África, foi um “convite” feito incentivo para reunir nesta pequena obra um conjunto de textos produzidos para colóquios sobre atualidade do seu pensamento político.

Amílcar Cabral foi um dos revolucionários de maior destaque do Século XX e um dos principais teóricos da luta de libertação nacional. Ele foi estratega na luta política e armada, exímio diplomata, produtor de pensamento político e humanista.

Esta obra é mais uma forma de honrar a memória de Amílcar Cabral e aportar uma modesta contribuição para a divulgação da atualidade do seu pensamento político e do seu legado como revolucionário.

Revisitar Cabral é uma necessidade para todos quanto se preocupam com os caminhos do desenvolvimento e do alívio da dependência externa dos Estados africanos. Porque a sua contribuição é intemporal, a sua figura continua a interpelar-nos e o seu pensamento político e muitos princípios que defendeu continuam atuais.

Conhecer o pensamento político e ação libertadora de Cabral é, igualmente, uma necessidade para a nova geração de africanos comprometidos com os destinos dos respetivos países e do continente africano, numa altura em que o debate sobre o desenvolvimento económico e social de África e o propósito de renascimento africano sustentam a necessidade de se armar com a independência do pensamento e da ação e de se ancorar nas estratégias endógenas de desenvolvimento, bem como de (re)convocar a ideologia do nacionalismo africano, na versão pan-africanismo renovado e (re)contextualizado.

É-me oportuno agradecer todos em cuja interação pude despertar interesse para este empreendimento cabralista.

Bem-haja as iniciativas de comemoração do Centenário de Cabral, que nos uniu e muito nos honra.

Apolinário Mendes de Carvalho, doutorado em Ciência Política, na Especialidade Relações Internacionais, pelo ISCTE-IUL, Mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional pelo ISEG e Mestre em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais e Direito Internacional da Universidade de Kiev/Ucrânia.

Docente Universitário e ex-Reitor a.i. da Universidade Católica da Guiné-Bissau.

Diplomata sénior, com mais de trinta anos de carreira. Ao longo da sua carreira desempenhou várias funções na diplomacia guineense, entre as quais, Embaixador da Guiné-Bissau junto da União Europeia e no Sistema das Nações Unidas em Genebra, Embaixador nos países BENELUX e Suíça, e Representante Permanente junto da CPLP, durante a Presidência pro-tempore da Guiné-Bissau.

Desde novembro de 2021, Embaixador da Guiné-Bissau em Angola.       

Autor dos Livros:

“Fragilidade dos Estados e os Desafios da (Re)construção e da Cooperação” Edição 2023

“Política Externa da Guiné-Bissau Face aos Novos Paradigma nas Relações Internacionais” I Edição 2011, II Edição 2015.

“ACP – União Europeia: Que Cooperação? Análise dos Programas Indicativos Nacionais no Quadro da Convenção de Lomé” Edição 2003.

Para compra ou encomenda de livros, preencha o formulário em baixo!

Anterior

Your message has been sent

Atenção
Atenção
Atenção
Aviso!

Os comentários estão fechados.

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑