ARTE É LINGUAGEM, ESSÊNCIA E GENIALIDADE

Por Angela Fakir

Já de antemão assumo que certamente ao lidar com uma definição, estarei renunciando a tantos outros conceitos válidos na pluralidade de significados que o termo comporta. Entretanto, no intuito de partilhar a minha leitura penso que seja basilar considerarmos que como quase todo termo que representa algo visceral para uma sociedade, a palavra Arte é polissêmica e a sua raiz etimológica latina primordial, ‘Ars‘, é palavra usada para designar a capacidade de realizar algo. Aqui, recorro a etimologia por ter sido nela que encontrei sentido para a compreensão intuitiva que tenho de que a Arte é linguagem dinâmica e sensível, essencial à humanidade para comunicar tudo quanto as outras linguagens são incapazes de dizer.

A capacidade de realização de pontes feitas para promover o encontro de universos internos num diálogo e o sentir. Essa afirmação equivale a dizer que a Arte existe na dependência de três elementos indispensáveis: a existência da pessoa que faz arte, da obra de arte e da pessoa que a acolhe e a significa com base nas suas vivências. Ou, por outras palavras, toda a Arte tem a sua gênese na dependência do artista, da obra e do público.

Suspeito que essa compreensão tenha sido construída no meu fazer artístico que sempre foi uma espécie de voz de contar histórias e denunciar dores. Gritos avessos, feitos do silêncio de coisas imaginadas e sentidas que não poderia ou não saberia falar. Certamente venha daí a predominância das personagens femininas na literatura e nas imagens que faço. Assim, a minha obra nasce da minha necessidade de fala, pungente como se o teor dessa fala fosse me engasgar e ficasse parado na garganta da alma, latente como as sombras da noite que guardam consigo as sementes de germinar o dia.

Angela Fakir, é artista plástica e arte-educadora com formação e Licenciatura em Pedagogia e Mestrado em Educação Científica e Matemática. É embaixadora de La Paz Brasil, Cumbre Mundial de Las Artes por La Paz e Vida.

Brevemente em exposição na Nimba Art Gallery

NAG – Nimba Art Gallery     | nimbartgallery.com | facebook.com/nag.nimba.7 | Instagram: nimbanag

Publicado por

A Nimba tem como missão promover as obras de artistas plásticos, escultores e escritores nos mercados internacional e nacional. Por outro lado, proceder a representação de artistas plásticos consagrados. A Nimba continua na missão de estabelecer uma colaboração duradoura com cada artista, escultor e escritor, criando condições para que os mesmos se sintam enquadrados neste projeto empresarial. A Nimba privilegia cultura de trabalho, fomenta a inovação e criatividade. Os artistas plásticos, escultores e escritores que integram a rede Nimba partilham uma visão de trabalho, rigor, foco e determinação.