IMAGENS QUE FALAM

Por Heriberto Noppeney

Heriberto Noppeney, poeta, fotografo e escritor (…) mora dividido entre dois mundos: São Paulo, onde encontra o sentido supremo da vida, e Hamburgo, onde sempre desce até o inferno e encontra os seus fantasmas, sua dor profunda e seus medos infinitos (…) c.f Hermy Luzón – Cantora e compositora.  

Como poeta, o Heriberto foi influenciado pelas letras das músicas do cantor brasileiro Roberto Carlos e dos chamados “poetas malditos” da Rússia (século passado). Em termos de fotografia, teve a influência do fotógrafo alemão Peter Lindbergh. Inspira-se nas pessoas e nas suas rotinas, o absurdo do quotidiano. 

O que mais lhe agrada numa exposição é a forma como a sua mensagem penetra na mente do público. Dizia, “a mensagem consegue mudar a vida das pessoas, pois a arte existe também para isso”.

Heriberto apresenta-nos algumas imagens do seu último trabalho na Polónica, intitulado “Krakau, imagens que falam”, tendo como pano de fundo o Auschwitz, o único lugar no mundo onde se aninham os anjos e os demónios.

A ideia de combinar poemas com imagens num todo permite-lhe maior autonomia de pensamento e criatividade artística.

Algumas passagens e apresentações públicas dos seus trabalhos.

– Agosto de 2012 – Lançamento do Livro Brasil, Pátria Amada – São Paulo: Evento organizado pela Secretaria de Cultura de Limeira, CPP – Centro do Professorado Paulista, SOLL- Sociedade Literária Limeirense.

– Exposição em Bragança Paulista – São Paulo: Como viaja muito, achou interessante fazer exposições pelos países por onde já passou. Criou uma forma de mostrar os seus poemas com uma nova modalidade, nomeadamente a construção de banners, posters, cartões, fotos com a sua arte de escrever poesias, o que tornou atualmente o seu maior sonho, pois agregou a poesia a foto num belíssimo trabalho criativo. Em Bragança Paulista foi a primeira mostra dessa Arte, um evento belíssimo, onde reuniu poetas das cidades vizinhas, Limeira, Rio de Janeiro e outras.

– Exposição em Pomerode – Santa Catarina, uma cidade típica alemã, realizou uma Exposição itinerante que percorreu 15 cidades em 12 meses. 

– Exposição na FAAL – Faculdade de Administração e Artes de Limeira – São Paulo – Esta é uma importante Faculdade em Limeira. Foi realizada uma exposição no Salão Nobre do mesmo com trabalhos de poesias em fotos de autoria do poeta Heriberto Noppeney. Exposição teve patente durante 10 dias. Os estudantes e professores de arte puderam analisar, fazer críticas e deixar mensagens ao poeta através de cartões postais com as fotos dos trabalhos que mais gostaram.

– Realização de vários Saraus Lítero-Musical em Limeira.

Heriberto estará brevemente em exposição na Nimba Art Gallery.

NAG – Nimba Art Gallery     |  nimbartgallery.com  | facebook.com/nag.nimba.7  |  Instagram: nimbanag

Publicado por

A Nimba tem como missão promover as obras de artistas plásticos, escultores e escritores nos mercados internacional e nacional. Por outro lado, proceder a representação de artistas plásticos consagrados. A Nimba continua na missão de estabelecer uma colaboração duradoura com cada artista, escultor e escritor, criando condições para que os mesmos se sintam enquadrados neste projeto empresarial. A Nimba privilegia cultura de trabalho, fomenta a inovação e criatividade. Os artistas plásticos, escultores e escritores que integram a rede Nimba partilham uma visão de trabalho, rigor, foco e determinação.