Young Nuno, um artista plástico em ascensão

Percurso, influência artística e o futuro da arte contemporânea

Young Nuno, artista plástico guineense

Young Nuno, nome artístico, nasceu em Bissau, abril de 1991. Faz os seus estudos primários e liceal em Bissau, República da Guiné-Bissau. Em 2010 terminou os estudos secundários e, mais tarde, seguiu para a Universidade Colinas de Boé para se formar em Gestão e Contabilidade, mas não chegou a concluir por motivos financeiros, decidindo assim abandonar a faculdade, momento esse que considera o mais difícil da sua vida.

Em 2015 participou numa formação de empreendedorismo de curta duração organizada pela INOVALAB, foi a base de todo um processo de criação do seu próprio negócio.

Young Nuno começou a desenhar desde os 5 anos de idade, admirava e copiava as bandas desenhadas dos irmãos, Manuel Júlio e Fernando Júlio, dois grandes ilustradores e pintores guineenses. Teve influências e também acompanhamento de alguns mestres de pintura e arte plástica guineenses. Mais tarde, nos anos 2000 começou a apreender a desenhar com um outro artista de nome Botoio que na altura era uma das suas referências.

Em 2018 conhece o artista plástico Malang Camará, residente em Dakar. Decidiu então passar uma temporada no Senegal para adquirir mais conhecimentos na área de pintura ao lado desse conceituado artista plástico e, também, de Alfa Umaro Bá, igualmente pintor guineense. Nesse mesmo ano venceu o Prémio Jovem de Artista plástico, evento organizado pela Secretaria de Estado de Cultura da Guiné-Bissau.

O que lhe motiva mais em arte é o amor. A forma inspirada de encarar a vida e o mundo através da arte consegue expressar os seus sentimentos. Como guineense, pretende através da arte recuperar a identidade e fazer as pessoas aproximarem-se das suas raízes e entender as suas origens.

Em 2019, junto com o seu colega, igualmente artista plástico, Suleimane Bá, conheceram e trabalharam, como assistentes, com um artista brasileiro de arte Urbana – CAZE – que esteve em Bissau a convite das autoridades guineenses. Atualmente está a trabalhar com a sua equipa “Galeria Jovem“, em colaboração com várias personalidades guineenses que têm ajudado estes jovens artistas plásticos a difundirem os seus trabalhos. 

Foi homenageado, em 2020, juntamente com a sua equipa de Galeria Jovem, pela Direção da Camara Municipal de Bissau, pelos trabalhos feitos na área da pintura e arte urbana. Tem vindo a participar em vários eventos organizados por diferentes organizações governamentais e não governamentais.

Conheça as obras do Young Nuno na Nimba Art Gallery.

NAG – Nimba Art Gallery   | nimbartgallery.pt | facebook.com/nag.nimba.7 | Instagram: nimbanag

Publicado por

A Nimba tem como missão promover as obras de artistas plásticos, escultores e escritores nos mercados internacional e nacional. Por outro lado, proceder a representação de artistas plásticos consagrados. A Nimba continua na missão de estabelecer uma colaboração duradoura com cada artista, escultor e escritor, criando condições para que os mesmos se sintam enquadrados neste projeto empresarial. A Nimba privilegia cultura de trabalho, fomenta a inovação e criatividade. Os artistas plásticos, escultores e escritores que integram a rede Nimba partilham uma visão de trabalho, rigor, foco e determinação.