CHIPI, UM ARTISTA QUE VOÇÊ PRECISA CONHECER

A conjugação perfeita do hiper-realismo e abstrato

Chipi é um artista-plástico autodidata que cresceu num mundo completamente distante da sua realidade. Mas, o amor pela arte e talento para a pintura sempre se mantiveram nas suas veias. É um hiper-realista que conjuga uma técnica abstrata.

O hiper-realismo é derivado do fotorrealismo, e teve sua origem na segunda metade do século XX. A diferença em relação ao fotorrealismo está na maior minúcia dos detalhes e na alta definição geral da imagem, que torna os objetos representados aparentemente mais palpáveis e concretos, com uma ilusão de realidade maior do que a própria fotografia, ou seja, acrescentam-se muitos detalhes às obras de pintura, desenho ou escultura, para que esse se aproxime o máximo possível da realidade.

Os princípios essenciais do hiper-realismo, também chamado superrealismo, são os mesmos do fotorrealismo. A palavra hiper-realismo apareceu pela primeira vez como título de uma exposição organizada pela galerista belga Isy Brachot, em 1973

Em 2014, decidiu saborear as diferentes técnicas de desenhos e estilos de pintura, passando de movimento ao realismo e abstrato em busca de amadurecer as suas pinceladas e mais tarde decidiu deixar as raízes inspiradas por seu mestre.

Em algumas obras, tem retratado a cultura africana, especialmente do seu próprio país Guiné-Bissau, através de uma conjunção de hiper-realismo e abstrato.

Onivaldo António Ferreira Seguy, nome artístico “Chipi” nasceu na Guiné-Bissau Experiencia-Profissionais: – Realizou várias exposições individuais e, também, 19 exposições coletivas na Guiné-Bissau. Participou em várias exposições nacionais e internacionais em Ziguinchor, Dakar, Portugal no centro cultural de Odivelas (Malaposta) e na Figueira da Foz (galeria da Associação de amizade e da arte galego Portuguesa (A.A.A.G.P.), “11_a” semana cultural da China -Macau e dos países da língua Portuguesa. Foi premiado em vários concursos promovido por B.C.E.A.O, O.A.P.I, embaixada de Portugal, embaixada do Brasil, união Latina jovens artistas e a empresa Petromar.

Pode adquirir as obras do CHIPI aqui na Nimba art Gallery.

NAG – Nimba Art Gallery   | nimbartgallery.com | facebook.com/nag.nimba.7 | Instagram: nimbanag

Publicado por

A Nimba tem como missão promover as obras de artistas plásticos, escultores e escritores nos mercados internacional e nacional. Por outro lado, proceder a representação de artistas plásticos consagrados. A Nimba continua na missão de estabelecer uma colaboração duradoura com cada artista, escultor e escritor, criando condições para que os mesmos se sintam enquadrados neste projeto empresarial. A Nimba privilegia cultura de trabalho, fomenta a inovação e criatividade. Os artistas plásticos, escultores e escritores que integram a rede Nimba partilham uma visão de trabalho, rigor, foco e determinação.